Sistema de Saúde Português
congresso
Auditórios
Hospitais da Universidade de Coimbra
26 e 27 de Março de 2009
www.30anosSNS.org

                                  
Setembro 21, 2017  English (United States) Português (Portugal)
    Entrar 
PROGRAMAIniciativa Privada   Pesquisar


"...As Health Secretary he oversaw a major reduction in both waiting times and waiting lists for hospital operations – the lowest for a generation- and drove the opening up of the NHS to independent provision."

com o apoio de

Dia 27 Março 2009, das 14h00 às 16h00, no Auditório

     
     

".... reside na livre escolha"
A iniciativa privada é uma realidade decisiva no sistema de saúde português, tendo conhecido um desenvolvimento muito significativo nos útimos anos. Os seguros privados de saúde conheceram um crescimento acentuado apesar das restrições às coberturas e do valor limitado dos prémios. E este crescimento foi acompanhado pela oferta privada de serviços de saúde, com unidades novas quer em instalações e equipamentos sofisticados, e com recursos humanos próprios e dedicados.
Vai ser possível ter uma ideia do dinamismo, capacidade de reacção e evolução que a iniciativa privada vem demonstrando num quadro fortemente regulado, assegurando através do sector convencionado, da medicina liberal, da indústria e da hospitalização privada uma parcela enorme dos cuidados de saúde no âmbito do sistema de saúde.
E a trave mestra da afirmação da iniciativa privada reside na livre escolha, sem a qual não existe a salutar concorrência e seleccção de qualidade.
Princípio este que a hospitalização privada vai por em evidência, mostrando a evolução do sistema de saúde inglês, o próprio NHS, onde a competição é hoje uma das tendências que estão a revolucionar o sistema. 
Pensar que a iniciativa privada não está sujeita a enormes e exigentes desafios, é uma ilusão. Como manter a rentabilidade e incrementar a qualidade, num quadro de excesso de oferta? Como reagir à concentração da procura? Como gerir os recursos humanos e financeiros num quadro de escassez?
São as soluções para estes desafios que estarão em debate.

     
     

PROGRAMA

Moderador

INICIATIVA PRIVADA uma realidade decisiva
Suzana Tavares da Silva
Mestre, Assistente da FDUC
Luís António Malheiro Menezes do Vale
Mestre, Assistente Estagiário da FDUC
Afonso de Matos
Professor de Administração Financeira e Custos Hospitalares da Fundação Getúlio Vargas – São Paulo – Brasil
Teófilo Ribeiro Leite
Engenheiro, Presidente da Associação Portuguesa de Hospitalização Privada e Secretário da União Europeia de Hospitalização Privada

 

 

          Patrocinadores